Português | English

Cecília Suzuki

Os olhos de Cecília Suzuki não foram feitos apenas para ver. Também não são os olhos dos oftalmologistas, olhos para examinar e fazer ver. Os olhos de Cecília Suzuki fazem sentir, imaginar, sonhar e visualizar.

Fantasia quase real para os oftalmologistas, sua arte nada copia ou retrata, mas recria e reinterpreta magicamente nossa realidade biológica e mítica. Olhos, cidades, córneas, palácios e retinas criam vida própria e chegam a nós representados de forma transdimensional, realçados na beleza e função.

Cecília Suzuki produz uma obra que sensibiliza e agrada ao público leigo. Aos iniciados em morfologia, fisiologia e patologia ocular, também impressiona e marca pela fidelidade morfológica das células, tecidos e órgãos, dispostos e reorganizados fantasticamente.

Casada com um dos maiores oftalmologistas do Brasil e mãe de oftalmologistas, Cecília sempre teve um convívio intenso com especialistas da área. Ao longo dos anos, graças à sua admirável criatividade, adquiriu a capacidade de conjugar a difícil temática da ciência biológica com a linguagem da arte, transformando o interior negro dos olhos em imagens metafísicas, quase surrealistas.

O grande talento desta artista madura e original faz que suas obras estejam presentes nas mais importantes universidades e instituições médicas de todo o mundo.

Mais que suas obras apenas, Cecília Suzuki pertence ela mesma ao acervo da oftalmologia mundial.

PROFESSOR-DOUTOR RUBENS BELFORT JR.
Professor Titular do Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo - São Paulo, Brasil

A Vida e a Obra de Cecília Suzuki

Conheça um pouco da história e das origens da arte de Cecília Suzuki, através da envolvente narrativa do Professor-Doutor Ricardo Maranhão, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas - São Paulo, Brasil:

Parte 1: Poesia e Ciência na Arte Parte 2: Tradição e Sensibilidade Parte 3: Mulher do Século XX Parte 4: Universo da Oftalmologia
Parte 5: Coincidências de Artista Parte 6: Arte ou Ciência? Parte 7: Temáticas e Difusão  

Textos retirados do livro "Cecília Suzuki - Litografias", publicação da Allergan e Estúdio Z no Outono de 2001.